Ablação por Radiofrequência
Conheça melhor os nossos procedimentos.

ablacao_por_radiofrequencia

O que é Ablação por Radiofrequência?

 

Ablação por radiofrequência (ARF), se faz com a passagem de corrente elétrica alternada (energia de radiofrequência) pela área alvo, localizada no fígado. No local da lesão é gerado calor pela agitação das moléculas, causada pela corrente elétrica. Esse calor produz coagulação e necrose celular, resultando na ablação da lesão-alvo no fígado.

Como é feita?

 

Usando métodos de imagem (ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética), uma agulha-eletrodo é posicionada no interior da lesão do fígado. A agulha é então conectada a um gerador de radiofrequência e a corrente elétrica é conduzida ao tecido. A medida que as células são aquecidas, elas são destruídas. O mecanismo de aquecimento do tecido causado pela ARF e similar ao do forno de microondas. As células mortas são reabsorvidas pelo fígado ao longo do tempo.

Quanto tempo leva o procedimento?

 

A duração do procedimento depende de muitos fatores, incluindo o número de aplicações desejadas e a localização das lesões a serem tratadas.

Eu dormirei durante o procedimento?

 

Você terá um acesso intravenoso pelo qual poderão ser administradas medicações durante o procedimento. A necessidade de analgesia, sedação ou anestesia geral será determinada em cada caso. Fique tranqüilo, sabendo que durante todo o tempo, nossa equipe tem a preocupação de que o procedimento não seja doloroso.

Quanto tempo terei que ficar no hospital?

 

Isso dependerá pela forma na qual o procedimento foi feito. Sua hospitalização pode ser tão curta quanto apenas uma noite.

Como meu médico avaliará o meu progresso?

 

Seu médico poderá avaliar seu progresso através do exame clínico, métodos de imagens (ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) e exames de sangue. E não se esqueça.
Não exite em perguntar à nossa equipe qualquer dúvida ou expor suas preocupações.
Assista ao procedimento.



Comentários