Angiografia
Conheça melhor os nossos procedimentos.

ANGIOGRAFIA

Angiografia/Arteriografia – exame de raios-X dos vasos sanguíneos:

 

A angiografia (também chamada arteriografia) é o exame de raios-X das artérias ou das veias para diagnosticar obstruções e outros problemas dos vasos sanguíneos.

O radiologista intervencionista é quem realiza este tipo de procedimento. Durante a angiografia, o radiologista insere um fino tubo (cateter) dentro da artéria através de um pequeno orifício incisão na pele aproximadamente do tamanho da ponta de um lápis. Através do cateter uma substância chamada contraste e injetada para tornar os vasos sanguíneos visíveis aos raios-X.

O exame é realizado na sala de angiografia apenas com o uso de anestesia local.

Um dos motivos mais freqüentes para se realizar uma angiografia é para o diagnóstico de obstruções ou estreitamentos dos vasos sanguíneos (geralmente por aterosclerose, devido a placas de gordura depositadas na parede das artérias) que possam interferir com o fluxo sanguíneo normal da área afetada. Em muitos casos o radiologista pode tratar a obstrução com técnicas de angioplastia.

Algumas outras razões para se realizar uma angiografia:

 

Aneurismas – uma área de fragilidade no vaso sanguíneo que se forma como uma bolha para fora da artéria e possui risco de se romper.
Malformações artério-venosas (MAVs).
Doença vascular cerebral, tal como AVC ou derrame.


Comentários