Angioplastia
Conheça melhor os nossos procedimentos.

Angioplastia

Tratamento para obstrução dos vasos sangüíneos.

 

Os radiologistas intervencionista podem abrir vasos sangüíneos obstruídos ou estreitados por causa de doença aterosclerótica ou outras condições, sem cirurgia.

Nesta técnica, o radiologista intervencionista insere um bequeno balão conectado a um fino tubo (catéter) dentro da artéria e é guiado até a área de obstrução pela visualização nos raios-X e tempo real. O balão é colocado através de um pequeno orifício na pele, e quando chega ao local correto é insuflado para abrir a artéria.

Em alguns casos um tubo metálico expansível chamado STENT é colocado para assegurar que o vaso se mantenha aberto.

Na maioria dos casos a hospitalização é de apenas 24 horas e em geral os pacientes retomam suas atividades normais precocemente.

Angioplastia da artéria renal

 

Em alguns pacientes com hipertensão arterial, especialmente quando esta tem início em idade precoce, é de difícil controle com medicamentos ou quando é muito severa, uma condição chamada hipertensão renovascular pode ser a causa. Ela é causada pelo bloqueio à passagem do sangue para a artéria dos rins, fazendo este secretar substâncias que causam a elevação da pressão arterial. Com o passar do tempo sem tratamento uma deterioração progressiva da função renal pode ocorrer. A diferença entre este tipo de hipertensão e as outras (hipertensão primária ou essencial) é que esta tem uma causa potencialmente tratável, que facilita o controle da hipertensão e diminui suas conseqüências a longo prazo.


Comentários