Discografia
Conheça melhor os nossos procedimentos.

Discografia

O que é uma discografia?

 

A discografia mostra os espaços entre os segmentos da coluna vertebral através da injeção de uma pequena quantidade de meio de contraste iodado usando raios-X em tempo real para guiar o posicionamento de uma fina agulha. Ela é chamada provocativa pois tenta induzir o padrão de dor que acompanha o paciente no seu dia-a-dia, para que desta forma se determinar com certeza qual disco é realmente o causador dos sintomas.

Como é feita?

 

O médico radiologista intervencionista tentará reproduzir a dor do seu cotidiano e para que isso não seja muito incômodo irá administrar medicações analgésicas. Ao término do exame, será realizada uma tomografia computadorizada do segmento da coluna estudado. Após algumas horas de repouso o paciente é liberado para casa.

Existem alternativas para este exame?

 

Há muita discussão sobre procedimentos diagnósticos envolvendo a coluna. A ressonância magnética é capaz de mostrar os discos degenerados muito bem, tal como o resto da coluna vertebral, porém apenas a discografia é capaz de testar qual dos discos degenerados é o responsável pelos sintomas ou mesmo se a causa da sua dor é algo completamente diferente.


Comentários