Mioma uterino
Conheça melhor os nossos procedimentos.

Mioma

O que são miomas?

 

Miomas são crescimentos benignos (não são câncer) na parede do útero que podem ser muito pequenos ou tão grandes como um melão.

Os miomas causam problemas?

 

Muitas mulheres com miomas não têm problemas. Em algumas, eles podem causar grande sangramento durante o período menstrual. As menstruações podem durar mais do que o usual. Miomas podem também causar dor ou uma sensação de pressão ou peso na área pélvica inferior (a área entre os ossos dos quadris), nas costas ou nas pernas. Certas mulheres têm dor durante o ato sexual, outras têm uma sensação constante de que necessitam urinar.Pode também haver uma sensação de pressão no intestino. Algumas mulheres têm constipação (prisão de ventre) ou barriga inchada.

Os miomas são comuns?

 

São. Entre 20 a 40 por cento das mulheres com mais de 35 anos têm miomas, sendo esta incidência maior em mulheres negras.

Como são tratados os miomas?

 

Os miomas em alguns casos podem ser tratados através de medicamentos, enquanto algumas mulheres necessitam de cirurgia. Um novo tratamento é a Embolização de mioma uterino.

Como funciona a embolização de mioma?

 

Miomas têm um grande suprimento sanguíneo que os faz crescer. Podem encolher e desaparecer se o suprimento sanguíneo for interrompido. Embolizar significa interromper ou bloquear o fluxo sanguíneo. Portanto, a embolização de mioma uterino é uma maneira de parar o fluxo sanguíneo que faz o mioma crescer. O método funciona mesmo se você tiver vários miomas.

Como é feita a embolização?

 

Embolização de mioma não é cirurgia, porém é feita no hospital. Você tomará medicamentos que a deixarão sonolenta e relaxada. O procedimento não causa dor. O médico (radiologista intervencionista) fará um pequeno corte (de 3 a 5 mm) na pele da sua virilha, introduzindo a seguir um cateter na artéria do útero. Quando o cateter estiver na posição, o médico injetará pequenas partículas no cateter, do tamanho de grãos de areia, que vão parar o fluxo sanguíneo para o mioma. Com o passar do tempo, os miomas diminuirão de tamanho.

Qual o índice de sucesso da embolização de mioma?

 

Cerca de 85 por cento das mulheres têm seus sintomas aliviados (dor e sangramento excessivo, por exemplo).

Quais são as vantagens do procedimento?

 

Geralmente, você tem que permanecer no hospital somente por uma noite após o procedimento, podendo retornar às suas atividades normais cerca de uma semana depois. Isto é um período muito curto se comparado às 6 a 8 semanas de repouso após a cirurgia. Não há perda significativa de sangue. Não há incisão cirúrgica grande. Não há necessidade de anestesia geral.

Como saber se a embolização é apropriada para o meu caso?

 

Seu médico ginecologista e o radiologista intervencionista ajudarão você a decidir. A maioria dos seguros e planos de saúde paga pelo tratamento.
Assista ao procedimento.



Comentários